segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Em Setúbal, criatura marinha lança pânico na Praia do Pego.

"Um animal enorme" esteve a escassos metros da costa e levou à saída imediata da água de todos os banhistas. Há quem fale em tubarão, mas as autoridades marítimas não sabem do que se trata.

Passavam poucos minutos das 13h00 de hoje quando o aparato tomou conta da Praia do Pego, na Comporta, em Setúbal. Um banhista, Marcelo Leite, que tinha acabado de chegar ao areal quando o nadador-salvador deu o sinal de aviso para que todos os veraneantes saíssem imediatamente da água, disse ao Expresso ter avistado uma "barbatana" e descreveu uma enorme confusão perante o sucedido.

O receio e o alarido foram também confirmados por uma funcionária de um bar da praia. Débora Arueira, estudante de veterinária, não conseguiu distinguir o "enorme animal" a cerca de "dois metros do areal". Conta que, no mar estava "uma lancha, não identificada, a acompanhar o animal, enquanto em terra encontrava-se um mini-tractor".

"Informaram-me de que o animal já tinha sido identificado, tratando-se duma sub-espécie de tubarão, mas com características de baleia. Não tem dentes, não morde, não é carnívoro", explicou.

A Capitania do Porto de Setúbal garantiu desconhecer a espécie do animal. "Não temos conhecimento de nenhuma parte de que é um tubarão. Fomos contactados por causa de um animal de grandes dimensões mas não sabemos o que é", disse fonte da autoridade marítima ao Expresso, que assegura ter sido enviada para o local uma embarcação para acompanhar a situação.

"Não avistámos nada", garantiu a mesma fonte, revelando dispor apenas de comunicações de outras embarcações que dão conta da deslocação do animal para "zonas profundas".

Sem comentários: