A poderosa tempestade tropical “Agatha” deixou pelo menos 99 mortos nas inundações e desmoronamentos de terras que provocou na América Central.
O país mais atingido foi a Guatemala, onde as autoridades falam de pelo menos 82 mortos. Outros nove foram em El Salvador e oito nas Honduras.
A tempestade tropical apareceu sábado a partir do Oceano Pacífico, a ocidente, originando chuvas torrenciais que aumentaram os problemas causados por um vulcão que se encontrava em erupção na Guatemala.
Agora já se está a dissipar, mas prevêem-se mais chuvas fortes para os próximos dias, enquanto o estado de emergência foi decretado naqueles três países centro-americanos.
Muitas regiões da Guatemala, de El Salvador e das Honduras ainda não foram atingidas, pelo que se admite que o número de vítimas mortais venha a ser bem superior a uma centena.
Ontem à tarde o que restava desta tempestade encaminhava-se para as Caraíbas Ocidentais, tendo o centro norte-americano de furacões admitido que durante o dia de hoje, pelo menos, ainda se verificassem fortes chuvadas.
Na Guatemala, a tempestade danificou mais de 3.500 casas e obrigou à retirada de mais de 61.000 pessoas, enquanto no México, um pouco a norte, o serviço meteorológico previu chuva torrencial para o estado de Chiapas, chuva intensa no de Tabasco e fortes aguaceiros em Quintana Roo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário