Este ano está a caminho de ser o mais quente desde que há registos – é, pelo menos, o que indicam os dados publicados pela agência do clima americana, que mostram um recorde de temperaturas altas nos primeiros quatro meses de 2010.
“A temperature média combinada dos oceanos e dos continentes foi a mais quente já registada – 14,5 graus celsius –, ou seja, 0,76 graus acima da média do século XX”, observou aquela agência, num relatório.
O recorde anterior tinha sido estabelecido em 1998.
A agência notou que a temperatura das superfícies terrestres foi em Abril a terceira mais alta desde que tem registos, que começaram a ser feitos em 1880.
Foram verificadas temperaturas acima do normal no Canadá, Alaska, leste dos EUA, Austrália, sul da Ásia, norte de África e da Rússia.
Porém, a Mongólia, o extremo oriente russo e as regiões americanas que lhe são próximas, a Argentina e a maior parte da China tiveram temperaturas abaico do normal.
A existência de neve em todo o mundo foi a quarta mais baixa de sempre.
Por outro lado, cientistas do Centro de Dados da Neve e do Gelo, também nos EUA, alertaram ontem que o gelo no mar do Ártico está no nível mais baixo alguma vez registado para esta altura do ano, o que indica que poderá vir a bater o recorde estabelecido em 2007.
Vários outros estudos climáticos recentes têm apontado para um aquecimento em 2010 face aos anos anteriores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário