quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Saramago chora com filme de Meirelles.

José Saramago está expectante para ver a reacção do público ao filme baseado na sua obra 'Ensaio sobre a Cegueira'.
Já só faltam 17 dias para a estreia de 'Blindness - Ensaio sobre a Cegueira' nas salas de cinema portuguesas. A crítica tem sido desfavorável à realização do brasileiro Fernando Meirelles. Mas o certo é que José Saramago emocionou-se até às lágrimas ao ver o filme pela primeira vez.

Sentado ao lado de Fernando Meirelles, no final da exibição o escritor disse-lhe que a felicidade que sentia era comparável à que o invadiu quando concluiu o livro.

'Ensaio sobre a Cegueira' é o segundo romance de Saramago adaptado para o cinema, depois de 'Jangada de Pedra'. A parábola sobre a crise de valores da sociedade contemporânea conta a história de uma misteriosa doença que deixa toda uma comunidade a ver apenas uma névoa branca, excepção feita a uma mulher (Julianne Moore) que escapa à epidemia.

Um milhão de espectadores

Segunda-feira, José Saramago e Fernando Meirelles deram uma conferência de imprensa no auditório da FNAC, ao Chiado, em Lisboa. O escritor disse que o filme é de facto violento "porque assim tinha que ser" e admitiu que na sua escrita "há sinais muito claros da influência do cinema".

"Um livro é muito mais complexo do que um filme. Mas eu quero crer que o filme toca em muitos aspectos que o livro toca e alguma coisa do livro está no filme. E nesse sentido estou feliz", disse Fernando Meirelles.

José Saramago - que admitiu não ter sido fácil deixar-se convencer para ceder os direitos do romance - está agora interessado "particularmente em saber como é que os meus compatriotas vão reagir a este filme, depois de terem reagido, enfim, da maneira mais simpática em relação ao livro".

'Blindness - Ensaio sobre a Cegueira' é uma co-produção entre três países - Brasil, Canadá e Japão - e conta no elenco com Julianne Moore, Marc Ruffalo, Gael Garcia Bernal, Danny Gloover e Alice Braga.

Nos EUA, o filme teve uma audiência abaixo do esperado, mas no Brasil está à beira de chegar a um milhão de espectadores.

Trailer do filme.

Sem comentários: