segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Solo lunar é rico em elementos químicos úteis.

Últimas conclusões da NASA indicam que o solo lunar é mais rico do que se pensava, contendo elementos como prata, hidrogénio e mercúrio.

O solo lunar é mais rico do que pensam os geólogos, pois contém uma variedade de elementos químicos úteis como a prata, o hidrogénio e o mercúrio, revelam as mais recentes conclusões de um projeto da NASA.

A agência espacial norte-americana lançou um engenho de 2,3 toneladas na cratera Cabeus, perto do Polo Sul da Lua, que foi seguido de perto pela sonda LCROSS.

A sonda analisou os materiais projetados pelo embate do engenho, que causou um buraco de 20 a 30 metros de diâmetro na superfície lunar.

Lua provida de um ciclo de água.
Em comunicado, a NASA refere que "o solo lunar é rico em materiais úteis e que a Lua é quimicamente ativa e provida de um ciclo de água". Já em novembro, a agência anunciara a deteção de quantidades importantes de água gelada.

As mais recentes análises a fragmentos e poeiras demonstram que o solo lunar contém não só água quase pura, sob a forma de cristais de gelo em certos locais, mas também hidróxido, monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano, amoníaco, sódio, prata, hidrogénio e mercúrio.

"A cratera parece um tesouro de elementos químicos", salienta o geólogo Peter Schultz, principal autor de uma das seis comunicações sobre a descoberta que são publicadas na edição de hoje da revista Science.

A maior parte dos elementos resulta do bombardeamento incessante da Lua por cometas e meteoritos, desde há milhares de anos.

A toxicidade do mercúrio, detetado em grandes quantidades, pode agora, no entanto, ser um problema para a exploração humana na Lua, segundo os cientistas.

Sem comentários: