segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Enfermeira filmada a desligar máquina que mantinha paciente vivo.

O episódio foi filmado por uma câmara montada à sua cabeceira por familiares preocupados com o tipo de tratamento que estaria a receber.

O quadraplégico Jamie Merrett, de 37 anos, tinha à cabeceira uma câmara de filmar que transmitia as imagens gravadas para os seus familiares, preocupados com o tratamento de que seria alvo por parte da enfermeira encarregue de o assistir. Merrett está preso a uma cama desde um acidente de carro, em 2002, que o deixou paralisado do pescoço para baixo.

Poucos dias depois de ter sido instalada, a câmara captou a enfermeira Violetta Aylward a mexer no ventilador, momentos antes de soar um alarme a indicar que o aparelho tinha sido desligado.

Só 21 minutos depois os médicos conseguiram restabelecer o funcionamento do equipamento que mantinha Merrett vivo, mas a demora já tinha resultado em sérios danos cerebrais. Antes do incidente, o doente falava e conseguia usar um computador com recurso a comandos vocais, tendo ficado agora com capacidade mental equivalente à de uma criança, segundo os médicos, citados pela BBC.

Sem comentários: