quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros antecipado quatro horas.

Estava previsto para a meia-noite, no Chile (quatro da manhã em Lisboa), o início da operação de resgate dos 33 mineiros, mas a imprensa local está a avançar que os trabalhos deverão começar quatro horas antes.

O resgate dos 33 mineiros deverá começar quando forem 20h00 no Chile, o que corresponde à nossa meia-noite.

Foi o deputado chileno Carlos Vilches, que adiantou à France Press que a operação de salvamento dos homens presos desde 5 de Agosto a 700 metros de profundidade deverá começar às 20h00,

Segundo o ministro Mineração do Chile, Laurence Golborne, os testes da cápsula que será utilizada para resgatar individualmente os mineiros foram bem satisfatórios. A cápsula já desceu 610 metros, 12 metros antes de chegar ao local ao qual os mineiros têm acesso, e os resultados foram muito positivos.

"A cápsula comporta-se muito bem, adapta-se ao movimento dentro do túnel de acesso, quer nas partes em que existe revestimento quer naquelas em que esse revestimento não existe. Não existe movimento de balanço dentro da cápsula. E não caiu nem um grão de pó dentro do túnel", garantiu.

O teste foi realizado na madrugada de segunda, depois de ter sido detectado um problema no sistema de revestimento com tubos metálicos, o que obrigou a reduzir o número de metros revestidos dos 96 inicialmente previstos para apenas 56 metros.

"Devido a esta situação, decidiu-se realizar um teste o mais real possível com a cápsula Fénix um, chegando até os 610 metros de profundidade", explicou ainda.

A cabine pode chegar à superfície em 12 minutos, mas o tempo estimado para cada resgate é de cerca de uma hora.

Fama, convites para filmes e mulheres furiosas aguardam os mineiros.
Soterrados há quase 70 dias, os mineiros estão prestes a enfrentar a realidade à superfície - e é bem diferente da que conhecem. O mundo tem seguido com atenção a inédita operação de resgate e os holofotes, já se sabe, iluminam sempre dois lados diversos: trazem fama e criam oportunidades e... revelam a vida privada.

Sabe-se que os 33 homens já recusaram algumas entrevistas e que planeiam escrever um livro conjunto. Um best-seller, adivinha-se.

As televisões já ofereceram, alegadamente, mais de 280 mil euros a cada mineiro em troca do exclusivo da sua história e, cá em cima, as famílias dos homens há muito são assediadas por agentes publicitários. As propostas para anúncios vão desde cerveja, a equipamentos para trabalhar numa mina a produtos vitamínicos para melhorar o desempenho sexual.

Parece, portanto, que os problemas financeiros dos mineiros terminaram. Mas os pessoais, esses, podem estar prestes a começar. Os media têm revelado que vários dos 33 homens terão amantes e filhos de outras mulheres. Relações mantidas em segredo até que todas se encontraram na mina...

Da preparação para o resgate tem feito parte um treino para lidar com os media, sobretudo para responder a questões sensíveis ligadas a dinheiro e a este "problema" das famílias que se multiplicaram.

"As lutas entre as famílias e as zangas domésticas têm sido, na verdade, a nossa maior dor de cabeça", admitiu ao Sunday Telegraph um médico da marinha chilena, responsável pelas operações médicas. "Clinicamente, eles estão muito bem. As questões familiares é que têm sido um problema".

Sem comentários: