sábado, 5 de junho de 2010

Obama contra pagamento de dividendos aos accionistas da BP.

Barack Obama regressou hoje à região afectada pela maré negra no golfo do México e acusou a BP de pretender distribuir dividendos apesar da catástrofe.

O Presidente norte-americano disse compreender que a petrolífera tem obrigações em relação aos seus accionistas, mas sublinhou que a empresa tem também deveres morais e legais. “Há informações de que a BP irá pagar 10.500 milhões de dólares em dividendos neste trimestre”, disse Obama. “Não tenho problemas com o facto de a BP cumprir as suas obrigações legais, mas quero que seja muito clara quanto ao facto de ter obrigações legais e morais pelos danos que causou.”

Nesta visita Obama deverá encontrar-se com os governadores dos estados do Luisiana, Alabama e Florida e com o almirante Thad Allem da Guarda Costeira norte-americana, o responsável federal que tem acompanhado as operações no local.

Para regressar às regiões afectadas pela maré negra, adiou na quinta-feira as visitas oficiais à Austrália e à Indonésia que tinha previsto. Aliás, esta viagem à Ásia já tinha sido adiada em Março porque iria ser votada no Congresso a reforma do sistema de saúde norte-americano. O porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs disse aos jornalistas que Obama telefonou ao Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, e ao primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, para lhes dizer que “lamenta profundamente o facto de ter de adiar a viagem”.

Na quinta-feira Obama disse à CNN estar “furioso” com o que está a acontecer no golfo do México e respondeu às críticas de que não estaria a reagir com indignação: “O meu trabalho é resolver o problema e a questão principal não é quão furioso eu estou”.

Sem comentários: