sexta-feira, 14 de maio de 2010

Duas novas detenções relacionadas com o atentado falhado de Times Square.

Duas pessoas foram detidas depois de a polícia federal norte-americana ter feito hoje rusga em algumas residências de Boston, Nova Iorque e Nova Jersey, noticiou a CNN.

Trata-se de uma operação relacionada com a tentativa de atentado falhado de Times Square com um carro armadilhado, no dia 1 de Maio. E centrou-se num sistema de "correios de dinheiro" que estaria a encaminhar verbas para a América, disse uma fonte ligada à investigação.

“Estas rusgas não significam que haja nenhuma ameaça imediata para o público nem nenhuma conjura contra os Estados Unidos”, explicou a porta-voz do FBI na cidade de Boston, Gail Marcinkiewicz.

As detenções verificaram-se graças a um mandado de busca e dizem respeito a imigrantes, acrescentou, sem querer descer a pormenores, porque a investigação prossegue. Mas outras entidades disseram tratar-se de paquistaneses que poderiam ter participado na canalização de dinheiro para Faisal Shazad.

Este último, de 30 anos, o principal suspeito de ter colocado o carro armadilhado em Times Square, no centro de Nova Iorque, fora já detido, dois dias depois do incidente, quando procurava deixar os Estados Unidos, com destino ao Paquistão, via Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E está a ser interrogado, depois de acusado de ter recorrido a armas de destruição em massa.

O caso de há 12 dias deu grande alarido na cidade, uma vez que o carro se encontrava estacionado numa das praças mais agitadas da cidade e mais frequentadas por turistas. Começou a deitar fumo e a emitir pequenos ruídos e um vendedor de t-shirts deu o alerta.

Verificou-se então que continha um “dispositivo explosivo”, que poderia ter feito muitas mortes numa zona tão movimentada, segundo disse o "mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg.

Ainda não existe informação específica de que os indivíduos hoje detidos soubessem da conjura para se cometer um atentado em Times Square. Alegou-se apenas que teriam violado as leis da imigração e que a sua detenção foi "colateral", decorrente de toda a investigação que tem vindo a ser feita.

Um deles teria ficado nos Estados Unidos mais tempo do que o seu visto permitia e o outro estava em vias de ser deportado, se bem que ainda não tivesse recebido uma ordem nesse sentido. Ambos foram detidos no estado do Massachusetts e estão a ser ouvidos em Boston.

Sem comentários: