sábado, 26 de fevereiro de 2011

Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 110 km/h.

O Conselho de Ministros espanhol de hoje decidiu aprovar um pacote de medidas para diminuir o consumo de combustíveis no país. Assim, a partir de 7 de Março, a velocidade máxima em auto-estradas e circulares das grandes cidades passará dos actuais 120 quilómetros por hora para 110 quilómetros por hora.

Desta forma, segundo Alfredo Perez Rubalcaba, vice-presidente do governo de Espanha, haverá uma poupança de 15 por cento nos carros a gasolina e de 11 por cento vos veículos a gasóleo. Do mesmo modo, haverá uma diminuição de 5 por cento nos bilhetes e tarifas dos comboios suburbanos e de meia distância. O executivo espanhol também decidiu aumentar a percentagem de biocombustíveis nas gasolinas e gasóleos.

Segundo os cálculos do governo, cada aumento de dez dólares no preço do barril de crude implica uma subida de seis mil milhões de euros no preço global dos carburantes em Espanha. Estas medidas têm carácter transitório e serão mantidas até à normalização do preço do petróleo, cujo aumento nos últimos dias se deve em grande parte à revolta na Líbia.

Sem comentários: