quarta-feira, 19 de março de 2008

McCann recebem 700 mil euros de jornais britânicos que os acusaram da morte de Maddie.

Títulos publicam pedido de desculpas na primeira página.

O casal McCann vai receber 700 mil euros de um grupo de imprensa britânico que reconheceu ter acusado, sem provas, Kate e Gerry da morte da sua filha Maddie. Além deste pagamento, dois jornais do grupo publicaram hoje um pedido de desculpas no topo das primeiras páginas, no âmbito de um acordo amigável.

Os jornais “Daily Express” e “Daily Star” reconheceram hoje ter publicado artigos que “sugeriam que o casal teria causado a morte de Madeleine”.

“Reconhecemos que não existem provas para apoiar esta teoria e que Kate e Gerry (McCann) estão totalmente inocentes”, acrescenta o “Express”. O “Star” qualifica estes artigos como “absolutamente falsos”.

Aos dois diários juntar-se-á no domingo o “Sunday Express” e o “Sunday Star”. Estes quatro jornais são propriedade do grupo Express Newspapers. Este aceitou pagar 700 mil euros ao Fundo Madeleine, que financia as investigações sobre a menina que desapareceu a 3 de Maio na Praia da Luz, Algarve.

Este pedido de desculpas, de uma dimensão inédita segundo os peritos em Media, seguem-se a um processo interposto na Justiça pelos McCann.

“Estamos satisfeitos pelo facto do (grupo) Express Newspapers ter admitido a profunda falta de exactidão de numerosas afirmações grotescas e grosseiramente difamatórias que os seus títulos têm publicado a nosso respeito de forma regular há vários meses”, comentou o porta-voz da família, Clarence Mitchell.

Mitchell falava numa conferência de imprensa realizada à porta do Supremo Tribunal de Londres, onde um representante do grupo Express leu as desculpas formais perante o juiz.

Sem comentários: