sábado, 9 de janeiro de 2010

FBI detém dois suspeitos de ligação a conspiração para atacar Nova Iorque.

O FBI anunciou hoje a detenção de dois homens suspeitos de envolvimento num suposto plano de atentado terrorista na cidade de Nova Iorque, desmantelado pelas autoridades federais no Verão passado.

Os dois homens – identificados como Adis Medunjanin e Zarein Ahmedzay – foram presos naquela cidade, acusados de serem cúmplices de Najibullah Zazi. Este norte-americano de origem afegã, de 24 anos, foi detido em Setembro, acusado de planear um ataque contra o sistema de transportes de Nova Iorque, por ocasião dos aniversários do 11 de Setembro.

De acordo com a estação NBC, os dois homens agora suspeitos estavam a ser vigiados desde a detenção de Zazi. Segundo a mesma fonte, Medunjanin, um imigrante bósnio, foi detido após uma perseguição automóvel.

Zazi, que trabalhava como taxista em Denver, no Colorado, é suspeito de ter viajado para o Paquistão, onde terá recebido treino de um grupo ligado à Al-Qaeda. O FBI alega que foram encontradas no seu computador instruções para o fabrico de uma bomba e que ele comprou grandes quantidades de produtos químicos que poderiam ser usados no fabrico do engenho.

O pai do jovem e um imã que vivia no bairro de Queens, em Nova Iorque, foram detidos na mesma altura, mas acabaram apenas acusados de obstrução às autoridades.

Sem comentários: