quinta-feira, 17 de julho de 2008

Por causa do calor 12 distritos em alerta amarelo.

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje em alerta amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas, que devem chegar aos 35 graus em Beja e Évora, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
O alerta amarelo, o segundo numa escala de quatro, está em vigor até às 8h00 de sexta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.

As temperaturas máximas esperadas para hoje são de 32 graus no Porto, 34 em Lisboa e 28 em Faro.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou na sua página alguns conselhos devido ao calor, nomeadamente a ingestão de líquidos mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.

O risco de incêndio é hoje "Máximo" em vários concelhos dos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Portalegre e Castelo Branco.
Para a maior parte do território no Norte e Centro, bem como para o distrito de Faro, prevê-se um risco "Elevado" de incêndio e, em alguns concelhos dessas regiões, de "Muito Elevado".

A classe do risco de incêndio apresenta cinco níveis e varia entre o "Reduzido" e o "Máximo".
O índice de radiação ultravioleta (UV) prevista para hoje é "Muito Alto" em todo o território continental.
O Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de Sol, chapéu, protectores solares, t-shirt e desaconselha a exposição solar às crianças.

Este índice varia, em cinco níveis, entre o "Baixo" e o "Extremo".

1 comentário:

Anónimo disse...

Ta bom para mandar uns bons mergulhos!!! Abraço